quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vou tingir o cabelo! E agora?! (parte II)

...Então você tingiu, e quando tirou a melecada toda se deparou com um cabelo escuro ou até uma cor diferente. E agora, José?!

Várias meninas falaram que o meu post foi de ajuda, e pensei que um post com métodos pra retirar tintura talvez também fosse.

Pra (quase) todos os métodos quem rege são o pó descolorante e água oxigenada. As 'oxs' vocês irão encontrar desde 1l por R$3 até 50ml por R$12, mas não necessariamente o preço indicará a intensidade do estrago. Pra descobrir se o seu só aceita coisas phynas ou se é do time "da laje", só testando.

Cuide muito antes e depois. Obrigatório teste de mecha.
Retiradas de pigmentos não são processos de sessão única, respeite o tempo de recuperação dos fios entre aplicações. As cores mais difíceis são vermelho e preto.

SESSÃO 'FAÇA VOCÊ MESMO':

DESCOLORAÇÃO - Método mais clássico, temido e brutal.
É descolorante + ox, que abre as escamas e oxidam os pigmentos (tinta e natural). Acabam levando também aminoácidos, lipídios, água... por isso o cronograma (qual versão você seguir) é importante!!
Quanto mais tempo ficar a mistura e/ou maior o volume da ox, mais dano. Mesmo marca boa não existe "danos free". Não faça seguido ou se fios estiverem danificados, ou vai rolar corte químico e o Joãozinho esperto.

DECAPAGEM - Uma descoloração pouca coisa mais suave, porém também agressiva.
Retira a cor pelo mesmo método da descoloração, mas só pigmentos artificiais. Para isso, é feito com ox de 10vol.


SOAP CAP - Uma decapagem suave.
Além da dupla, usa-se um shampoo anti-resíduos, que dilui um pouco a química e diminui o dano. Vale lembrar que o AR resseca o cabelo, então não ficará macio.
Existem várias receitas na Internet.


'PREGUIÇA...NÃO TEM NENHUM PRODUTO PRONTO?!':

BLEACHING OIL (óleo descolorante) - suaviza a cor.
Diminui legal o nº de descolorações que virão (não sei dizer se ele sozinho chega). Deve ser
misturado à oxigenada e o volume dependerá do quanto quer clarear. Tem preto pra quem tem o cabelo natural preto, e claro pra claros. Baseia-se na cor natural, independente da atual.


EFFAÇOL - Beeemm mais suave.
É basicamente uma borracha. Sem amônia e, à menos que a tinta seja preta, o reagente é água (senão é ox mesmo). Tem blog que dá como exemplo o filme
"Patricinha de Beverly Hills", cena que a Alicia Silverstone tira a tinta da Brittany Murphy. Uns dizem que não estraga, outro que virou vassoura.


DEKAPCOLOR - descrição: \o/
Adorado, venerado, odiado por alguns, é o queridinho de indecisos e mutantes. É uma decapagem (só retira cor artificial), mas o cabelo não estraga como uma convencional.
Age em 30min e pode ser aplicado até 2x num dia. Se não tirar a tinta, terá que dar uma pausa de 7 dias (sim.. 7 dias de "WTF?!"). Se bastar, pode (e deve, pelo amor de deus) pintar no mesmo dia.
Poucas pessoas reclamam que não ouve resultado esperado e o resto elogia por ter salvo de uma descoloração catastrófica. Serve também pra quem está com excesso de tinta.. limpa os fios e volta com a mesma cor.
AH! Lembrando que o cabelo estará oxidado por causa da ox, então não vá com a ideia de usar pra ficar com o cabelo como era quando virgem e imaculado, porque não vai.

FIGURANTES

Casos menos drásticos que dão pra arrumar de um jeito mais light.

SHAMPOO ANTI-RESÍDUOS
Sabe aquela tinta que ficou boa, mas um tico 'pesada' pelo excesso de pigmento? Algumas lavagens com AR (sempre tratando depois) dão conta de abrir esse excesso.

TINTAS PROFISSIONAIS PARA MECHAS
SIM, algumas tintas clareiam! Mas a gama de cores é bem restrita, em geral gira em torno dos
"ruivos-referência": Tá vendo aquela de cabelo vermelho? Então, você vai dobrar a esquina....
Descolorem enquanto colorem e é possível abrir uns 2 tons.
Saem rápido por não ser próprio pra tingir todo o cabelo, mas dão uma boa base pra depois pintar da mesma cor ou tom mais escuro.

TINTAS PROFISSIONAIS SUPER CLAREADORAS
Tem marcas que prometem abertura de até 5 tons sem descolorir. É mais usada por quem quer platinar ou pelo menos ficar um loiro bem claro.


UFA!
(juro que aprenderei à fazer posts menores!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário