quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Low poo para cabelos lisos, SIM!



Você é dono(a) de fios não exatamente ondulados, mas que são tingidos, porosos e só faltam craquelarem depois de passar shampoo? A solução pode ser mais prática e fácil do que imaginam!

Primeiro: o que é low poo?
Pra quem não conhece, 'low poo' é a abreviação de "pouco (low) shamPOO", que é isso mesmo, maneirar a quantidade de lavações com shampoo. É uma técnica explorada mais por mulheres que tem cabelos ondulados até afro, na qual a criadora verificou que o uso do shampoo ressecava ainda mais (isso porque a oleosidade natural que sai do couro não chega fácil até as pontas, ao contrário dos lisos), e indefinia os cachos.

O que acontece é que a maioria dos shampoos contém LAURETH SULFATE, que funciona literalmente como um detergente que limpa, abre escamas e prepara os fios pro tratamento depois (máscara e condicionador); mas acaba arrancando também a oleosidade natural, que protege e dá o aspecto saudável.
A técnica do low poo permite o uso de shampoos sem estas substâncias; mas mesmo não apresentando o 'componente do mal', sempre vai ter algum detergente no meio (não tão agressivo quanto) já que a função é limpeza e abertura de escamas. Por isso limita-se o uso de um produto liberado cerca de 1x/semana, 15-15 dias ou quando o cabelo pedir. No resto das lavagens, usa-se um condicionador também liberado (a técnica também veta o uso de produtos com óleos minerais, petrolatum e parafina líquida - pois são insolúveis em água e, como não lavamos com um detergente tão potente, é legal ser fácil de retirar pra não acumular rápido e pesar).
O condicionador higienizante é legal que não seja tão pesado/hidratante como o condicionador de fato; e que não seja caro, pois se usa mais que um condicionador habitual. Eles tem um mínimo de detergente que são suficientes para retirar sujeiras (alguns se esfregar fazem mini-espuminhas beeeem densas... é esse pouco de detergente).
Os Yamasteróis (amarelinho e branco) são boas opções =)

Gente, errata: o Yamasterol BRANCO contém silicone solúvel em água. Para lavagens é legal que seja silicone-free, então só o amarelo entra aqui. O branco pode ser usado como condicionador, finalizador, etc.

Também é importante usar máscaras boas, pois como não haverá o shampoo pra abrir as escamas, é bom que seja de fácil penetração nos fios. E que não tenham esses componentes 'vilões', pois podem entupir os fios e não deixam os componentes bons penetrarem.

Como a ideia é para cabelos porosos, o uso desses produtos mais aguadinhos para lavar não vai deixá-los pesados e limpa bem, podem acreditar. Mas ainda digo que é sempre bom o uso de um anti-resíduos (AR) 1x/mês pra não deixar pesar com o tempo.

Estou fazendo faz pouco tempo, por causa da tinta e da porosidade. Por enquanto está sendo tudo de bom! A diferença ao enxaguar é gritante desde a 1ª lavagem, e aos pouquinhos está melhorando esteticamente e ao toque \o/

Como faço:
- molho bem o cabelo já fazendo uma massagenzinha no couro pra facilitar soltar as sujeirinhas
- passo Yamasterol só no couro e massageio, enxáguo, e uso novamente no couro e comprimento
- uso a máscara da fase do cronograma, pauso, enxáguo, condiciono.

Há quem use condicionadores normais liberados para lavagens, mas no meu caso pesou um pouco, apesar de deixar bem macio. Acho que isso seria mais para crespos e afros mesmo, prefiro Yamasterol mesmo.
De condicionador estou gostando muito do Stop Queda, da Garnier.

Abaixo deixo 2 listas - uma de produtos permitidos e outra dos componentes.

- É importante dizer que se for liso, é bom fazer sempre o low poo, nunca o no poo que é a técnica mais 'punk' (não usa shampoo nunca)
- por um tempo, até se acostumar com a falta do shampoo, é possível que o cabelo fique meio pesado, pois a oleosidade natural é CONSERVADA e os fios tem que reaprender a lidar com ela, como redistribuir esse óleo, o quanto produzir, etc. É a fase de adaptação.
- sempre tente fazer o cronograma primeiro (o já descrito aqui ou a versão que se adaptar melhor aos seus fios), pois é a melhor solução.
- evite se tiver cabelos muito finos e/ou pouco (loiros naturais, por ex), já que creme em cima de creme pesa
- mesmo se for cacheada, crespinha ou afro; não faça o 'no poo' se fizer academia sempre, morar em grandes cidades (poluição) ou lugares muito quentes.

Espero que gostem, e se seus fios se encaixarem na recomendação, dê certo. Os fios (e as PONTAS) agradecem!! \o/

(créditos para "MODERAÇÃO NO/LOW POO")

3 comentários:

  1. Já tinha lido sobre isso, mas não tenho coragem nem de tentar hehe

    Bjos!

    www.minha-bela-dama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou como a Veevs, nem tenho coragem de tentar... sei que deveria ser mais mente aberta, mas meu cabelo é tão oleoso que a sensação de limpeza ao encher de shampoo é algo que eu adoro... kkkk

    ResponderExcluir
  3. Bom... dizem que pra cabelos oleosos a técnica também ajuda à equilibrar esse óleo, pois se decorre meio que por efeito reverso, cada vez que vc tira o óleo com shampoo o couro tende à produzir mais e etc.
    Não sei dizer sobre isso, pois o meu problema é o extremo contrário, o shampoo ressecava demais, e com a tinta piorou. Então pra mim, como não tem óleo pra limpar e sim só o sujo mesmo, funciona na boa.

    ResponderExcluir